Grupo
Sobre o MAPE
Essas e outras perguntas falam diretamente sobre o funcionamento da democracia e estão no centro das preocupações de governos, organizações e academia no Brasil e no mundo. Respondê-las, no entanto, requer sólido treinameto teórico e metodológico, bem como capacidade de transitar por campos disciplinares distintos para que possamos compreender o Estado em ação.
O MAPE tem como objetivo central ser um catalisador de pessoas com o conhecimento necessário para responder a essas perguntas. Nossa missão é produzir evidência científica para intervir decisivamente em debates públicos sobre o funcionamento da nossa democracia no seu aspecto mais central — como ela afeta a vida das pessoas.
Investigação
Nossas linhas de pesquisa
Conduzimos pesquisas para entender as conexões entre eleições, representação política e políticas públicas. Atuamos em três linhas principais: eleições, avaliação de políticas públicas e política das políticas públicas.
- 1
Eleições e representação
Eleições são mecanismos de controle dos eleitores sobre os políticos. Por isso mesmo, entender até que ponto representantes transformam em políticas as preferências da população é fundamental para a democracia, objetivo central desta linha de pesquisa.
- 2
Avaliação de políticas públicas
Como avaliar se uma política cumpriu seus objetivos? Como monitorar a sua execução e implementação? Como a população reage a mudanças do status quo? Essas questões motivam esta linha de pesquisa.
- 3
A política das políticas públicas
Como políticas públicas afetam o desempenho eleitoral de políticos? Como estes alocam recursos públicos? Quais atores se envolvem no processo de formulação da agenda de políticas? Essas e outras questões são abordadas nessa linha, com foco em políticas distributivas, redistributivas e regulatórias.
Pesquisadores
Conheça nossa equipe
Jorge Nery
Pesquisador
Ana Virgínia
Pesquisadora
Fernanda Pinheiro
Pesquisadora