Avaliação de políticas públicas

O Que Funciona

O OQF é um hub de evidências que visa melhorar a forma como governos e outras organizações criam, partilham e usam evidências em suas tomadas de decisão. Clique na intervenção específica para encontrar mais detalhes incluindo como e onde funciona, custos e como implementá-la.

Filtros

IntervençãoEfeitoImplementaçãoCusto
Positivo
melhoria do desempenho acadêmico dos alunos
moderada
requer regras claras
Baixo
Negativo
estão associadas à intensificação de conflitos políticos locais
complexa
imposição verticical. No entanto, participação comunitária, desenho urbano sensível ao entorno, transparência nos critérios no momento de planejamento e implementação diminuem chance de polarização local
Alto
Positivo
redução do uso da força durante as atividades policiais
complexa
a instalação das câmeras nos uniformes policiais é tecnicamente viável. No entanto, os custos relacionados à obsolescência e manutenção dos equipamentos devem ser levados em consideração
Médio
Positivo
adaptação climática efetiva
complexa
Requer capacitação local e padronização tecnológica. Fase piloto → parcerias multissetoriais → ajustes iterativos
Médio
Positivo
redução da evasão escolar
moderada
requer regras claras
Baixo
Negativo
aumento da letalidade
moderada
requer fiscalização constante
Médio
Positivo
aumento do número de estudantes negros nas Instituições de Ensino Superior
simples
A reserva de vagas adota critérios socioeconômicos, fazendo uma combinação de critérios de renda e raça. Além disso, é implementada uma banca de heteroidentificação, visando diminuir as fraudes do sistema de cotas
Baixo
Positivo
leves mudanças de desempenhos e notas, que variam entre disciplina, ano de aplicação, e na forma como se mensura o desempenho
moderada
programa de transferência de renda condicionada
Médio
Positivo
pouco aumento da legimitidade policial
simples
Treinamento de policiais para garantir interações respeitosas e imparciais com a comunidade e adoção de iniciativas de engajamento comunitário para fortalecer a confiança mútua e incentivar a cooperação
Alto
Positivo e moderado
ampliou a participação de renováveis no SIN e gerou impactos socioeconômicos locais
complexa
apresenta desafios, como a falta de padronização tecnológica e necessidade de capacitação local. O Proinfa é realizado por meio de leilões, seguido de contratação regional e monitoramento pós-implantação
Alto
Positivo
efeito positivo de curto prazo no combate à violência urbana
complexa
por ser temporária e altamente custosa em recursos orçamentários e humanos, a implementação encontra desafios operacionais e logísticos na articulação com as forças estaduais de segurança pública
Alto

O que é?

O OQF é um hub de evidências que, como outros no Brasil e no mundo, visa melhorar a forma como governos e outras organizações do setor privado e da sociedade civil criam, partilham e utilizam evidências de alta qualidade na tomada de decisões.


A partir de um sólido conhecimento teórico e metodológico, sistematizamos evidências em diversas áreas de políticas públicas para determinar quais tipos de intervenções são mais eficientes em termos de resultados, e como podemos responder questões candentes no debate público.


Essas evidências são agregadas e produzidas a partir de revisões sistemáticas da literatura científica. Seguindo boas práticas nacionais e internacionais, sistematizamos trabalhos acadêmicos (sejam artigos, teses, dissertações ou outras revisões de literatura) que analisam a escala do efeito (se positivo, negativo ou misto); sua força (nível de impacto); qual o mecanismo que possibilita o resultado (como e por que algo funciona); se há moderadores (quando e porquê algo funciona); a implementação (como fazer); as percepções dos stakeholders em relação à política; e os custos envolvidos no tipo de intervenção.


A toolkit (ou caixa de ferramentas) de avaliação de políticas públicas que usamos têm os seguintes itens:


  • Escala do efeito - Efeito positivo, misto ou negativo sobre o resultado.
  • Força do efeito - Força do efeito a partir da evidência disponível.
  • Mecanismo (como funciona?) - Como a política (X) se liga ao seu efeito (Y).
  • Moderador (onde, quando e com quem funciona? - Contexto de funcionamento (ou não) da política.
  • Implementação (como fazer?) - Como se dá a implementação em casos bem-sucedidos.
  • Percepção (como os stakeholders interpretam a política?) - Sentido atribuído à intervenção por beneficiários, gestores e/ou implementadores.
  • Custo (quanto custa?) - Custo da política pública e seu benefício.

Como fazemos?

Avaliar se uma política pública funcionou ou não é uma atividade que requer uma metodologia própria. Quando pensamos em efetividade, efeito ou impacto dialogamos com o conceito de causalidade e suas implicações. Por exemplo: como é possível isolar o efeito de X (a política) sobre Y (o resultado)? Em termos contrafactuais, o que teria ocorrido com Y caso X não tivesse ocorrido? Além disso, outras questões são relevantes, por exemplo: Como a política funciona? Por que (não) funciona? Em que contextos o impacto é maior? Qual a percepção de beneficiários, gestores ou implementadores (stakeholders da política)? Para dar conta dessas diferentes perguntas, avaliamos políticas através da literatura, com o uso de revisão sistemática (RS).


Em linhas gerais, a RS se caracteriza como um método de localizar, selecionar, sintetizar e analisar evidências. O “sistemático” na RS provém da adoção de um protocolo ex ante para cada uma dessas etapas, de modo que o processo seja reproduzível e replicável. Há dois benefícios nesta escolha: por um lado, diminui os vieses no processo de escolha de trabalhos que serão lidos e analisados e, por outro, incrementa a transparência da pesquisa.


O uso de RS para avaliação, usualmente, segue uma escala: desde perguntas mais amplas (focadas no problema), até perguntas mais restritas (focadas na política/intervenção). Na área de educação, por exemplo, uma pergunta mais ampla é: “o que funciona para melhorar o desempenho dos/as estudantes?” (1); enquanto uma pergunta mais específica é: “o incremento salarial de professores por meta alcançada melhora o desempenho dos/as estudantes?” (2). No meio do caminho, há ainda a possibilidade de avaliação de uma intervenção específica (incremento salarial de professores) sobre uma série de outcomes (resultados) distintos: “quais os impactos do incremento salarial de professores” (3)? Nossa proposta é melhor indicada para responder questões como 2 e 3, dado que o foco principal da busca, filtragem, sistematização e análise está na intervenção/política pública (X).


Partimos de metodologia própria de revisão sistemática para avaliação sistemática (disponível aqui), bem como integramos revisões já realizadas sobre intervenções em diferentes áreas temáticas (Meio-Ambiente, Economia, Sociedade, Finanças, Recursos Humanos, Assistência Social e Direitos Humanos, Energia e Internet, Educação, Saúde, Transporte, Habitação e Zoneamento, Segurança e Corrupção e Transparência). Um de nossos diferenciais é a agregação, em formato sequencial, de evidências quantitativas e qualitativas.


Por que fazemos?

Um dos grandes desafios para o uso de avaliações no processo de formulação e tomada de decisão em políticas é o acesso, em formato acessível, dos achados de trabalhos acadêmicos.


Estratégias de divulgação e disseminação de seus achados, especialmente no caso de políticas públicas, devem ser pensadas com cuidado, para que possam ser úteis ao processo de avaliação e implementação de políticas. A literatura aponta alguns fatores importantes para disseminação efetiva de achados: (i) a questão abordada é relevante socialmente/politicamente; há clareza na mensagem; (ii) o conteúdo é acessível (mesmo que o produto final seja um artigo, esse material vem acompanhado de, por exemplo, um resumo executivo); (iii) a divulgação se dá em relação com tomadores de decisão; e (iv) há um balanceamento entre a rapidez da produção e a qualidade dos resultados.


A literatura sobre uso de evidências em políticas públicas ressalta a importância da comunicação clara – especialmente em termos de custos e benefícios das políticas – para que pesquisas sejam incorporadas ao processo de decisão.


Com isso em mente, o OQF é um hub de evidências em formato acessível, com recursos gráficos e textos curtos.


Apoios

  • IESP-UERJ
  • Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ)