Atividades

Projetos do MAPE

Conheça alguns dos projetos de pesquisa desenvolvidos pela nossa equipe

Projeto

Efeitos do instituto da reeleição

Reeleger um governo faz diferença?

Objetivo

A possibilidade de reeleger um governo é tema envolto em polêmicas e alvo frequente de Projetos de Lei no Congresso. O objetivo deste projeto é analisar se a reeleição de um governo realmente faz diferença na qualidade da gestão pública, principalmente em relação às políticas públicas de saúde e educação recebidos pela população dos municípios brasileiros.

Pesquisa

Compilamos a maior base de dados sobre reeleição municipal no Brasil, cobrindo mais de 10 mil pleitos entre 2000 e 2020 que foram disputadas por um prefeito ou prefeita que buscava a reeleição. Com esses dados, analisamos se segundos mandatos são piores do que os primeiros comparando diferentes indicadores de políticas públicas. Não encontramos evidências de que a reeleição de um governo faça diferença na qualidade da gestão pública.

Projeto

Transferência de renda

Quais são os impactos eleitorais de programas de transferência de renda?

Objetivo

Programas de transferência de renda à população, como o Auxílio Brasil e o Bolsa Família, são reconhecidamente importantes para a redução da pobreza e da desigualdade no Brasil. O objetivo deste projeto é analisar se esses programas têm impactos também nas eleições, ou seja, se a população tende a votar nas candidaturas que imeplementam esses programas.

Pesquisa

Estudamos o Auxílio Brasil, que expandiu e remodelou o Bolsa Família, ampliando número de pessoas beneficiárias o valor pago do auxílio no ano de 2022. Com uma série que inclui eleições presidenciais desde 1989, nossos estudos indicam que tanto governos do PT quanto, recentemente, do ex-Presidente Jair Bolsonaro tiveram incrementos expressivos nas votações em municípios com maior proporção de beneficiários.

Projeto

Desigualdades de gênero em eleções e partidos

Partidos políticos discriminam mulheres?

Objetivo

A desigualdade de gênero no acesso à representação política assume várias formas, do efeito de estereótipos dos eleitores em relação a mulheres, desigualdade no acesso ao financiamento de campanhas, até a violência política, entre outros. Um ponto ainda pouco estudado na relação entre gênero e representação política é o papel dos partidos. A ocupação de cargos no interior destes é essencial dado que detêm a prerrogativa de recrutar candidaturas e distribuir recursos, como dinheiro e tempo de televisão. O objetivo deste projeto é investigar se, e como, partidos funcionam como gate-keepers do acesso ao campo político, cirando desigualdades de gênero na política.

Pesquisa

Este projeto analisa, em primeiro lugar, quais fatores impactam a probabilidade de mulheres acessarem cargos de direção partidária; em segundo, se a sobrevivência em cargos de comando partidário é desigual entre homens e mulheres; e, por fim, quais os impactos de mulheres ocuparem cargos de direção partidária sobre a oferta e sucesso de candidaturas femininas. Usamos um banco de dados original contendo informações de todos os dirigentes partidários em nível nacional e estadual no período de 2014 até 2022, mesclados com informações das eleições nacionais e municipais de 2016, 2018, 2020 e 2022.